A Fundação de Apoio à
Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade
Federal de São Paulo, Contrato nº 30/2024 processo SEI
nº 23089.033935/2023-40, com o objetivo de apoiar o projeto PROJETO"DESENVOLVIMENTO
DE MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO (MANAGEMENT
STRATEGY EVALUATION) DA TAINHA, MUGIL LIZA, NO SUDESTE E SUL DO BRASIL", torna pública a abertura de inscrições destinadas
a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme
perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Pesquisador |
PESQUISADOR |
Remoto (on-line) |
Pesquisador |
Formação em oceanografia, biologia marinha,
ciências do mar e áreas afins. Mestrado e doutorado
concluídos em áreas afins correlatas a ciências do mar ou a tecnologia
ambiental, mas com dissertação e tese com tema relacionado à área temática do
projeto (avaliação de estoques pesqueiros e avaliação de estratégias de
gestão). |
1 (uma) |
R$ 3.500, 00 |
12 (doze meses) |
1.1. Compreende-se como perfil
de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1. Tenham formação em
oceanografia, biologia marinha, ciências do mar e áreas afins.
1.1.2. Tenham curso de
pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas afins correlatas à ciências do
mar ou nas áreas afins correlatas à tecnologia ambiental, mas com dissertação e
tese com tema relacionado à área temática do projeto (avaliação de estoques
pesqueiros e avaliação de estratégias de gestão).
1.1.3 Tenham experiência com
projetos relacionados à área temática do projeto (avaliação de estoques
pesqueiros e avaliação de estratégias de gestão)
1.1.4 Tenham produção acadêmica
em assunto relacionado a avaliação de estoques pesqueiros e avaliação de
estratégias de gestão
1.1.5. Tenham experiência em
programação no software para análises estatísticas R.
1.2. São atribuições do(a)
bolsista:
1.2.1. Apoio à coordenação/
técnico/ pesquisa.
1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.
2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades
previstas os (as) bolsistas deverão dedicar 8 (oito) horas semanais.
2.2. As atividades deverão ser realizadas de
forma remota e incluem o desenvolvimento das primeiras etapas da
Avaliação de Estratégia de Gestão da pesca da tainha no sudeste e sul do Brasil:
· Compilação dos dados disponíveis sobre a história de vida e das séries de captura, comprimentos e captura por unidade de esforço (CPUE);
· Condicionamento dos modelos
operacionais a partir dos dados históricos disponíveis via RCM
· (Rapid Conditioning Model –
Pacote openMSE; https://openmse.com/tutorial-rcm/)
· Condicionamento dos modelos
operacionais a partir de outputs de modelos de avaliação de estoques existentes
(e.g. Modelos dinâmicos de biomassa ou Modelos integrados estruturados por
idade);
· Estruturação de procedimentos de
gestão empíricos, baseados em capturas constantes
· Estruturação de procedimentos de gestão empíricos, baseados em índices de abundância
· Estruturação de procedimentos de
gestão baseados em modelos de avalição de estoques
· Estruturação de procedimentos de
gestão baseados em modelos de avaliação de estoques com regras de controle de
captura associadas (i.e. harvest control rules);
· Estruturação de indicadores de performance baseados no status do estoque
· Estruturação de indicadores de
performance baseados na zona de segurança biológica do estoque
· Estruturação de indicadores de
performance baseados na maximização da produção
· Estruturação de indicadores de
performance baseados na estabilidade da produção
· Desenvolvimento das simulações
de circuito fechado (closed-loop simulations) com produção de figuras e tabelas
· Apoio a workshops de treinamento
e discussão dos resultados da avaliação de estratégia de gestão (management
strategy evaluation) da tainha
3.DAS INSCRIÇÕES
3. O(a) candidato(a) deverá
realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 14/06/2024
e as 23h59min do dia 20/06/2024.
3.1.1.Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para bruno.mourato@unifesp.br,
de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e carta de intenção
com até 2 páginas, em que se apresente a experiência desejável para a vaga (todos
os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a)
candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (057/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2. A não apresentação da
documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E
UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme
especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de
R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), conforme a previsão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 18 (dezoito) meses,
correspondente ao período de 01/07/2024 a 30/06/2025
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS
INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as
inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não
será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a
submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma
hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de
bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha
parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a
equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da
bolsa prevista neste edital a candidato selecionado, de nacionalidade
estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou
temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido,
por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1. A seleção será realizada em
duas etapas, que consistirão em:
6.1.1. Análise dos currículos e
cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será
realizada de forma virtual/ eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a)
candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações
(dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no
site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas
poderão ser convocados até 2 (dois) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à
etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do
candidato, independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e
eliminatória |
21/06/2024 |
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação
dos Candidatos para 2ª fase |
24/06/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e
eliminatória |
25/06/2024 |
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos
aprovados antes da etapa de recursos |
26/06/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração
do resultado preliminar |
27/06/2024 |
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem
final de candidatos aprovados |
28/06/2024 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido por 18 (dezoito) meses.
7.2. O contrato do bolsista poderá
ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso
financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de
contratação definido neste edital.
7.3. O valor da bolsa poderá ser reajustado, desde que condicionado à
disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e
aprovação do órgão financiador, hipótese em que haverá retificação do valor da
bolsa definido neste edital.
7.4. As atividades terão início
em 01/07/2024 e término em 30/06/2025.
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao
resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o
endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de
divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá
identificar: Recurso para processo seletivo – “PROJETO"DESENVOLVIMENTO
DE MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO (MANAGEMENT
STRATEGY EVALUATION) DA TAINHA, MUGIL LIZA, NO SUDESTE E SUL DO BRASIL". EDITAL N°
8.2. Os recursos serão avaliados
pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do
mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita
interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9. DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo,
logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a)
aprovado(a), deverá providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: bruno.mourato@unifesp.br
9.3. É obrigatório que a conta
do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a),
ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não
for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por
meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os
dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste
Edital.
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas,
serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a
concordância com todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e
informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio
do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora
reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas
no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o
presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por
decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito
à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao
projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou
impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser
declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e
entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
PESSOAIS
11.1. As partes concordam
que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada
na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais
coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às
informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a
finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna publico o resultado final, após a fase de recursos:
Bolsista Pesquisador
TITULAR
Rodrigo Sant'Ana
A FapUnifesp torna público o Resultado Preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista Pesquisador:
TITULAR
Rodrigo Sant'Ana
Convocamos o candidato Rodrigo Sant'Ana, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 25/06/2024, às 14h00min.
A entrevista será realizada por vídeo conferência, através da plataforma googlemeet: https://meet.google.com/xza-eotm-ctq